top of page

Dicas de Livros 

 

Algumas Dicas de Livros  e Escritores, especialmente para você, escolhidos a dedo:   

 

Estas são apenas Dicas do que você pode ler, de Escritores brasileiros vivos. 

 

1- Milton Hatoum

 

Ele nasceu em Manaus, em 1952, e já teve diversos livros publicados, dentre eles Relato de um certo Oriente, Dois irmãos, Cinzas do Norte, Órfãos do Eldorado, A cidade ilhada, Um solitário à espreita e Crônicas de duas cidades: Belém e Manaus, este em parceria com Benedito Nunes.

 

O que ler?

 

Dois Irmãos. A obra é a mais famosa e bem criticada do autor e também seu segundo livro. Nele, Hatoum narra a relação tumultuada entre os irmãos, Yaqub e Omar, filhos de família de imigrantes libaneses, que vive em Manaus.

Além de ser considerado um dos livros mais importantes recentemente publicados (ele foi lançado em 2000), Dois Irmãos também é uma boa maneira de conhecer uma parte da história de Manaus e do desenvolvimento da região Norte do país. 

 

2- Tammy Luciano

 

Ela é Escritora, Atriz, Jornalista e Roteirista. Professora de Texto na SATED RIO, fez vários trabalhos como Atriz na TV, foi repórter do TV Fama, já esteve no Jô Soares contando sua história, gosta de Arte, mas sua trajetória preferida é a de Escritora. Autora de vários sucessos de venda, como Garota Replay, Sou Toda Errada, Sonhei Que Amava Você, Claro Que Te Amo, Novela De Poemas, mas foi com o 1º livro Fernanda Vogel na Passarela da Vida, que consagrou sua carreira como Escritora. Lançará seu próximo livro na Bienal do Livro do Rio, em 2015.    

 

3- Raduan Nassar

 

O escritor, filho de libaneses, nasceu em 1935, em Pindorama. Publicou os livros Menina a Caminho, Lavoura Arcaica e Copo de Cólera. O autor chegou a abandonar a profissão de escritor para se dedicar a atividades rurais no auge de seu reconhecimento como trabalhador das letras. Hoje ele não escreve e também não planta.

 

O que ler?

 

Um copo de cólera. O livro se tornou um dos maiores clássicos nacionais do século XX. A história da obra sete partes, gira em torno de um casal de amantes, que se amam e brigam por motivos banais, mas cheios de significação.

A obra, apesar de ter sido publicada e escrita no período da ditadura, não carrega nenhuma referência forte a época em que foi produzida. 

 

4- Reinaldo Moraes

 

Ele é paulista e tem 64 primaveras completas. Estreou na literatura com Tanto Faz, depois vieram Abacaxi e o mais recente, Ponopéia.

 

O que ler?

 

Pornopopéia. Este livro, publicado em 2009, é uma boa para quem quer conhecer um pouco mais sobre a novíssima literatura brasileira com um exemplar que é considerado um dos melhores.

A história gira em torno de Zeca, um tipo bastante conhecido dos tempos em que vivemos. Ele é um cineasta frustrado, pai ausente, marido adúltero e viciado nos prazeres efêmeros e imediatos. O livro se desenvolve depois que ele foge de São Paulo para uma praia como suspeito de assassinar um traficante.

 

5- Paulo Lins

 

Paulo Lins escreveu o livro que deu origem ao filme Cidade de Deus. Além deste, ele também publicou Desde que o samba é samba, em 2012. Paulo também é roteirista e já assinou episódios de Cidade dos Homens e também do filme Dois Irmãos.

 

O que ler?

 

Desde que o samba é samba. No livro, o autor trata da criação do samba entre os anos 1928 e 1931, além da primeira escola de samba do país e as religiões afro brasileiras, tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro.

 

6- Granta

 

Granta não é o nome de um autor, mas da reunião de muitos deles. Granta-Os melhores jovens escritores brasileiros reúne contos de nove autores do país, que ainda não são conhecidos e têm bastante talento.

 

O projeto descobriu nomes na Ingraterra, Portugal e diversos outros lugares. São os jovens autores: Cristhiano Aguiar, Javier Arancibia Contreras, Vanessa Barbara, Carol Bensimon, Miguel del Castillo, J.P. Cuenca, Laura Erber, Emilio Fraia, Julián fuks, Daniel Galera, Luisa Geisler, Vinicius Jatobá, Michel Laub, Ricardo Lísias, Chico Mattoso, Antonio Prata, Carola Saavedra, Tatiana Salem Levy, Leandro Sarmatz e Antônio Zerxenesky.

 

Aguardem mais Dicas! 

 

 

 

bottom of page